O futuro brilhante de uma sociedade digital


Contagem do Tempo Cronológico, o Tempo na História e a Linha do ...


O tempo não é descontinuo!

Passado, presente e futuro, apesar de serem três dimensões temporais distintas, estão interligadas entre si por uma singularidade que se chama continuidade. 

Muitos grandes pensadores definem o tempo como parte do nosso imaginário mas, prefiro vê-lo como um sinal real da nossa existência.

Imagine só por um instante onde o nosso planeta estava há um segundo, onde ele está agora e onde estará daqui a pouco. Dentro do equilíbrio atual do universo nada impedirá sua trajetória.

Neste planeta habita a nossa humanidade dentro de um eco sistema extraordinário no qual em muitos aspectos somos convidados a participar da evolução da sua trajetória.
  • Qual o nosso futuro como civilização?
  • Quais periféricos adornarão esta civilização?
Podemos falar de um futuro distante mas também podemos falar de um futuro mais próximo de nós. Nada do que vai acontecer no futuro será por acaso dependerá muito do que  estamos fazendo para que ele ocorra. Sim, nós somos os agentes!

A humanidade vai mudar mais nos próximos 20 anos do que nos 300 anos anteriores. Várias coisas numa cidade e mesmo dentro de uma casa estarão conectadas para criar um ambiente inteligente, econômico e sustentável.
  • A mobilidade pessoal e urbana passará por uma grande transformação;
  • Assistiremos a vídeos em telas flexíveis ou projetados em qualquer superfície;
  • A biotecnologia e nanotecnologia interligadas avançarão no sentido de combater doenças e no monitoramento da nossa saúde;
  • Robôs estarão presentes nos ambientes domésticos e do trabalho;
  • A inclusão de áreas remotas no acesso a informação será alcançada,
  • O big data que hoje já é grande sofrerá um exponencial incremento, etc.
Estas mudanças  afetarão o modo de vida das pessoas, dos negócios e porque  não dizer também do planeta Terra.

Muitos são riscos e medos que acompanharão as grandes oportunidades que teremos na nossa caminhada para o futuro próximo e distante, como por exemplo:
  • A quarta revolução industrial irá provocar perdas de posições de trabalho, aumento da desigualdade e eliminação de empresas pelo darwinismo digital;
  • Na internet do futuro haverá um potencial espaço para o incremento do cibercrime através da utilização de dados pessoais para uso indevidos. A cyber war que já é uma realidade tende a aumentar e ataques terroristas não estarão descartados;
  • Quem controlará a gigantesca massa de informações que será liberada na internet das coisas?
  • As inteligências artificial e aumentada estão assumindo nossos trabalhos e ficando mais inteligentes que hackers humanos;
  • Robôs com inteligência artificial vão em breve serem nossos amantes e os nanos robôs vão invadir nossos cérebros;
  • Na biotecnologia temos o risco de que certas modificações radicais inseridas na estrutura original do genoma humano poderão tornar-se irreversíveis, inviabilizando a reprodução futura da espécie tal como vem acontecendo até hoje;
  • Em nanotecnologia poderemos ter a nano poluição,
  • A Singularidade Tecnológica nos atemoriza acenando que o ser humano será substituído pelas máquinas com inteligência artificial.
Não, o futuro do mundo não será apocalíptico. O que está por vir é uma etapa virtuosa para a humanidade com a nossa participação.

As lideranças governamentais, da ciência e empresariais em todos os níveis, devem, ainda no presente, estabelecer um acordo sobre ética e controle das inovações não com o objetivo de frear a evolução mas de dar uma direção no sentido onde as espécies e o planeta não sejam afetados. Também devem ter a preocupação de que os avanços sejam direcionados para todos para que não haja aumento da desigualdade, do sofrimento e que a pessoa mais simples se considere digna e com significado nesta vida.

Os cientistas e especialistas devem ter em mente que o processo competitivo pode ser realizado sem transgredir as regras e que a busca do sucesso não deva ser a mera satisfação dos egos. A refração aos desvios feitos pela própria comunidade cientifica será incisiva para caminharmos no rumo certo.

A mídia de informação deve também , desde já, estabelecer uma conduta para dar destaque às matérias que afetarão a civilização como um todo.

Por fim, cada um de nós deve dar atenção aquilo que nos traz paz interior, felicidade, saúde e harmonia com a vida.

A raça humana não chegou até aqui para dar errado. Não somos um erro e nem um mero espirro do big bang. Devemos sim,  tomar cuidado com o nosso caminhar para o futuro administrando os riscos, caminhar no compasso de cada momento mas caminhar.

Nada impedirá nossa caminhada para o futuro. Imagine-se lá, faça uma escolha, retorne e comece a construir um futuro brilhante para a humanidade.




Faça o seu comentário

Deixe seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem