"Você não pode ensinar nada a
ninguém. Você pode apenas
ajudá-lo a descobri-lo dentro de si
mesmo."Galileu Galilei
A formação de
uma pessoa visa prepara-la para uma vida profissional nas áreas escolhidas por
ela. Se, uma boa parte das profissões ou atividades ainda estão por surgir e se, segundo John Seely Brown, estamos em um
mundo onde a meia vida média¹ de uma habilidade está sendo reduzida para 5 anos
ou menos, como as pessoas deverão se preparar para esta realidade?
O que foi
feito até agora em termos de educação não está errado mas o que teremos que
fazer para o futuro terá que ser diferente. A formação das pessoas terá que ser
repensada em termos de currículos, métodos e ambiente de aprendizagem. Deverá contemplar uma formação desde a infância e o auto
desenvolvimento será uma constante para toda vida.
Começando pelas crianças, como montar currículos que sejam dinâmicos para dar vazão às necessidade do futuro?
Antes de
falar em currículos, gostaria de destacar uma sugestão de Tony Wagner do
laboratório de Inovação de Harvard quando questionado sobre como preparar as
crianças para o futuro. Ele destacou que a maior preocupação deveria ser como
desenvolver capacidades nas crianças que dessem a elas uma autonomia e
resiliência para uma vida de estudos muito variada e constante. As capacidades
seriam:
- pensamento crítico: estimular o questionamento e o que fazer em resposta a uma observação;
- colaboração: fazer as coisas com outras pessoas;
- comunicação: saber se expressar bem de forma oral e escrita;
- criatividade: pensar em soluções diferentes e originais para os problemas;
- empatia: sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, amor e interesse pelo próximo e à capacidade de ajuda,
- visão moral da vida: saber o que é certo e errado.
Currículos
Métodos e ambientes de aprendizagem
Com relação a
métodos e ambientes de aprendizagem, temos muitas ideias e filosofias
consolidadas, tais como: tradicional, construtivista, sócio interacionista, antroposófica,
montessoriana, freireana, logosófica, etc. Algumas escolas seguem a risca a filosofia adotada
bem como, muitas outras, fazem customizações e até combinações de diferentes
filosofias. O objetivo é oferecer uma educação diferenciada e que atenda às
demandas dos pais, pois as crianças ainda não tem a capacidade de decidir por
si.
Além
destas filosofias consolidadas, temos práticas que estão sendo adotadas e se constituindo
em opções educacionais, tais como:
- Ensino personalizado: o intuito é fornecer aos alunos a oportunidade de aprender a partir de um modelo que atenda aos estilos e ritmos individuais, diante das metas e objetivos de aprendizagem elencados pelo professor. Para que a personalização ocorra, as tecnologias digitais são essenciais, pois são elas que possibilitam a disposição dos conteúdos. Assim, os alunos tiram suas dúvidas com os professores e avançam com base nas próprias necessidades.
- Ensino híbrido: integra o método tradicional (presencial, em sala de aula e com a interação do professor) com o aprendizado online, que utiliza as tecnologias digitais para possibilitar o acesso ao conhecimento com o controle do tempo e ritmo por parte do estudante.
- Aprendizagem por experimentação, também chamada de educação “mão na massa” ou maker: envolve pesquisa, invenções, criação de protótipos, práticas laboratoriais, que colocam os alunos para idealizar e realizar com suas próprias mãos.
- Aprendizagem por projetos: solução de problemas do mundo real onde os estudantes em parceria com os professores são desafiados a aplicar ou buscar conhecimentos para resolve-los. Com os recursos tecnológicos adequados, as soluções encontradas poderão ser simuladas para saber o grau de acerto e necessidades de aperfeiçoamento.
- Aprendizagem através de jogos ou gamificação: representa um conjunto de atividades organizados com base na mecânica dos jogos, com intuito de engajar pessoas para resolverem problemas e melhorar o aprendizado, etc.
Temos ainda que destacar outros personagens envolvidos no processo de aprendizagem e que
devem assumir a importância de seus papéis. Vamos então falar dos papéis dos
pais, professores, governo, líderes do mundo dos negócios e especialistas da
ciência e por fim do personagem mais importante que é o aluno.
Qual deverá
ser o papel dos pais?
Bom, no
futuro não vai existir uma grande diferença no que um aluno irá aprender na
escola dos mais ricos ou nas escolas das classes mais pobres. Todas elas
oferecerão ensino voltados para o
futuro. A grande preocupação dos pais deverá ser a de incentivar seus filhos a
identificarem os seus verdadeiros interesses para que possam busca-los com
paixão pois, a formação educacional ao longo da vida estará sob responsabilidade
deles bem como, o sucesso de suas vidas profissionais.
Qual será o
papel do professor?
Podemos dizer
que será mais rico e motivante do que atualmente pois, em função da tecnologia, a informação a
ser trabalhada vai estar disponível para todos e a qualquer hora. O professor
deverá atuar no nível dos alunos e trabalhar com eles na sua formação e muitas
vezes aprender juntos. Neste sentido, ele terá uma condição impar de conhecer
melhor seus alunos devido a interação e proximidade do ombro a ombro podendo
fazer recomendações que realmente tenham significado para a vida deles.
Qual deverá o
papel do governo?
Os Governos,
em várias parte do mundo são os principais provedores da educação. O mundo não
vai parar à espera de suas definições. Terão que ser ágeis em se adaptarem, deixar
discussões semânticas de lado e sinalizarem com políticas públicas modernas e
também com programas de investimento.
No Brasil, já temos exemplos de muitas experiências inovadoras envolvendo alguns órgãos de educação em nível estadual, local, diretores, professores, alunos, pais e personagens da sociedade. Compete ao governo atuar junto com a iniciativa privada na troca de ideias e acelerar a inclusão de todos numa educação voltada para o futuro.
Quais deverão
ser os papeis dos líderes de negócio e especialistas da ciência?
Os líderes de
negócios sabem que a mão de obra qualificada, num primeiro momento, vem das
escolas e os especialistas da ciência também sabem sobre o rumo que suas
pesquisas estão tomando. Muitos empresários investem, sem objetivos de retorno
financeiro, em instituições que fomentam o ensino gratuito e muitos
especialistas da ciência colaboram na divulgação de suas pesquisas bem como
muitos atuam como desenvolvedores de conteúdos educacionais. Este movimento
poderia ser incrementado com a adesão de mais lideres e especialistas.
Como pudemos
ver, há muito espaço para reflexões e o caminho certo será encontrado se
as pessoas responsáveis por fazer isto
atuarem com colaboração e criatividade.
As respostas
para formação de pessoas devem ser consistentes, acompanhar o ritmo da demanda
dos negócios, atender as tendências das tecnologias, atender às condições de
cada localidade e às necessidades do ecossistema do planeta.
Vamos falar
por fim do papel do aluno e aqui coloco também o profissional já com alguma formação pois, a recomendação é
a mesma uma vez que para uma formação para o futuro ele terá que fazer um
esforço semelhante.
Como se
preparar para o futuro?
Serão muitas as opções mas, o ponto fundamental é encontrar áreas de
interesse pessoal e depois buscar o conhecimento da forma mais prazerosa possível pois
aprender será parte de toda vida.
Assista aos Vídeos:
Reinventar a educação para enfrentar o futuro | Vodafone Future :
Tony
Wagner é um revolucionário. Mas para isso não precisa de levantar a voz, fazer
comícios ou recitar slogans. A revolução apresentada por este professor reside
na necessidade de mudar o modelo educacional atual para que os jovens possam
enfrentar com garantias o futuro que os aguarda. Wagner argumenta que devemos
repensar o papel da escola, já que o conhecimento está em todo o lado e
acessível a todos, pelo que deixou de ser essencial ter uma pessoa para o
transmitir. Assim, bons professores devem mudar o papel que desempenharam até
agora para se tornarem a força motriz por trás do talento dos seus alunos.
Isaac Asimov
- Uma visão do Futuro da Educação :
Entrevista gravada em 1988, por Bill Moyers, no programa de TV World of Ideas, Isaac Asimov previu a internet e ensino adaptativo. Asimov antecipou, entre outras coisas, as redes sociais e aplicações como a Wikipedia, Yahoo, entre outros.
Technology in
Education | A Future Classroom :
Consulte e
veja mais vídeos sobre Educação e outros temas na Página de Vídeos recomendados
Referências
As metodologias inovadoras para a educação superior | Thuinie Daros
Vislumbre de como a educação possivelmente se parecerá em 2050 - Glimpse at How Education Will Possibly Look Like in 2050 | nerdymates
O futuro da educação: nosso próprio futuro | Felipe Esrenko
Educação sob medida | porvir
The lifetime learner - A journey through the future of postsecondary education | John Seely Brown, john Hagel III, Roy Mathew, Maggie Wooll,wendy Tsu
A New Culture of Learning | John Seely Brown
Nota 1: O estudo indica que a “meia-vida” das habilidades diminuiu para apenas cinco anos. Isto significa que este é o período necessário para uma capacidade profissional estar desatualizada no mercado e ter metade do valor que tinha antes.

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