"Uma mente que é esticada por uma
nova experiência
nunca pode voltar às suas antigas
dimensões"
Oliver Holmes, Jr.
Temos registros da utilização do teatro e da literatura como forma de expressar uma ideia para entretenimento público desde séculos antes de Cristo.
A primeira exibição de um filme de curta
duração aconteceu no Salão Grand Café, em Paris, em 28 de dezembro de 1895,
realizada pelos irmãos Lumière e desde então a indústria se aperfeiçoou com
muitas tecnologias e efeitos para causar uma experiência cada vez mais realista.
Nestes exemplos a pessoa precisa fazer um esforço de
imaginação para se transportar ao cenário do que ela está vendo, ouvindo ou
lendo, exceto em algumas produções cinematográficas onde alguns recursos
facilitam este transporte imaginário.
Em 1838 Charles Wheaststone criou os óculos estereoscópicos
para se criar a ilusão de volume e imersão. Foi a primeira tentativa, de que se
tem registro, de agir diretamente e fisicamente com o usuário para criar uma
propensa realidade diferente.
Publicado em 1935, o conto de ficção científica "Os
Óculos de Pigmalião", de Stanley Weinbaum, descreve um par de óculos que
traz um mundo surreal que combina hologramas com sons e cheiros, como se fosse
um projetor individual. Foi a primeira, e também mais precisa, descrição do que
seria a realidade virtual.
Desde 1950, quando a Força Aérea Americana criou o primeiro
simulador de voo, não parou de surgir uma novidade neste setor e aqui gostaria
de citar o Sensorama inventado por Morton Heilig, em 1962, que era uma cabine
que combinava filmes 3D, som estéreo, vibrações mecânicas, aromas e ar
movimentado por ventiladores. Não era os Óculos de Pigmalião mas produziu tudo
que foi imaginado em 1935.
Vamos agora dar um salto e chegar aos tempos atuais. O meu
objetivo não era falar de toda a história de como chegamos à realidade virtual pois
para isso teria que citar muito mais eventos. O meu objetivo era mostrar que o
estágio atual foi movido pelo ímpeto da imaginação humana que deu inicio no
século VI A.C..
A realidade virtual hoje está dentro de um contexto maior que
é a realidade estendida. Vamos então conhecer o que compõe a realidade
estendida, falar de cada tecnologia, acessórios, aplicações e o futuro.
Realidade estendida(XR) | Conceito
Realidade estendida é um termo que se refere a todos os
ambientes reais, virtuais e interações homem-máquina gerados por tecnologia de
computador e dispositivos vestíveis, em que o 'X' representa uma variável para
qualquer tecnologia de computação espacial atual ou futura. O grande objetivo
de reunir tantas interfaces em um único ambiente é proporcionar uma experiência
por completo com relação aos 5 sentidos.
Realidade estendida | Espectro e definições
Realidade
virtual(VR): refere-se à geração de um ambiente ou projeção virtual que cria
uma experiência realista, mas que não existe na realidade. É uma experiência de
imersão virtual na qual você pode observar, ouvir e interagir, mas não pode
tocar. Esta imersão é obtida através de um monitor montado na cabeça - HMD, Head
Mounted Display.
Realidade
Aumentada (AR): sobrepõe informações digitais para o mundo físico (real) do
usuário através de um aplicativo móvel ou aplicativo de rede social
(atualmente, muitos filtros de AR são usados no Facebook, Instagram e
Snapchat).
Realidade Mista
(MR): uma realidade híbrida que mescla os mundos real e virtual. Lá, objetos
físicos e digitais coexistem e interagem. Requer monitor e fone de ouvido para
experimentar.
Realidade estendida | Acessórios
Os acessórios
são aqueles necessários para criar as experiências dos 5 sentidos: visão,
audição, tato, cheiro e paladar.
Os monitores podem usar rastreamento rotacional ou
posicional. A rotação limita o usuário a um ponto de vista e local, como em um
vídeo em 360 °, enquanto a posição permite ao usuário percorrer mais livremente
em uma simulação, criando uma experiência imersiva ainda mais profunda.
Existem várias opções de monitores e aplicativos, como por
exemplo:
- VR: Quest Oculus, Oculus
Rift (fone de ouvido VR do Facebook), PlayStation VR da Sony, Oculus Go, HTC Vive, Valve Index, etc.
- AR: Filtros do Pokémon Go e Snapchat
- MR: Microsoft HoloLens, Magic Leap e o aplicativo Spectator View.
Audição
O áudio imersivo é uma versão 3D mais avançada do áudio. Da
mesma forma que uma câmera de vídeo em 360° pode capturar uma experiência de
todas as direções, o áudio em 360° fornece sons não lineares que imitam a
maneira como ouvimos as coisas na vida real. Se você estiver em uma simulação
de RV e uma banda estiver tocando à direita, ouvirá a música vindo dessa
direção e, à medida que você se aproxima da banda, o volume aumenta como faria
na realidade.
Embora você não possa realmente entrar em contato com objetos
reais em uma experiência de XR, dispositivos portáteis, como luvas e roupas
corporais, são usados para simular a percepção do toque em ambientes
virtuais.
Vamos ver exemplos
nos vídeos:
Luvas HaptX
Roupa
corporal da Teslasuit
A simulação de aromas é relativamente nova no espaço XR.
Existem algumas empresas que se interessam por essa tecnologia, e a FeelReal é
uma delas.
Vamos ver exemplo
no vídeo: FeelReal’s multi-sensory
mask
O paladar é
um dos sentidos mais difíceis de recriar, pois é derivado de uma reação química
na língua. Cientistas e empreendedores estão correndo para imitar esse sentido
no espaço XR. Enquanto ainda está na fase de experimentação, a eletroterapia
pode ser usada para conseguir isso. Existe potencial para colocar eletrodos na
língua para simular a percepção do sabor. Os cientistas podem manipular o
aquecimento e o resfriamento para conseguir isso, ou até a estimulação elétrica
dos músculos para criar a percepção de dureza ou mastigação.
Vamos ver exemplo no vídeo: Now You Can Taste And Chew In Virtual Reality
Realidade estendida | Aplicações
Inicialmente
as aplicações estavam mais voltadas para games e entretenimento e este mercado
vai continuar forte mas, já há alguns anos temos tido cada vez mais aplicações
para outros segmentos do mercado. A realidade virtual, aumentada e mista já é uma
realidade comercial e está atraindo muitos investimentos em toda a cadeia de
produção, porque estas tecnologias:
- Reduzem os custos de marketing;
- Reduzem devoluções de produtos por erros na compra;
- Oferecem dados e análises eficientes;
- Aumentam as conversões de vendas.
- Estabelecem um forte reconhecimento da marca, etc.
Na industria
em geral: a realidade mista permite que os engenheiros e projetistas tenham uma
maior visualização do seu projeto antes dele ser produzido. Essa tecnologia
cria modelos 3D virtuais para que haja um melhor planejamento, permitindo uma
melhor compreensão sobre o produto e seus componentes. Tais vantagens podem
evitar que o produto seja montado com alguma falha, economizando, assim, tempo
e dinheiro.
Trabalho
remoto: as tecnologias permitem que trabalhadores executem suas funções de
forma remota, podendo se comunicar e interagir com funcionários de diferentes
locais no mundo. Isso garante trabalhadores mais flexíveis e produtivos, já qu,e
com maior autonomia em relação ao local e ao horário de trabalho, eles são mais
eficientes.
Oferecendo
experiência de compra em qualquer lugar: mergulhe o cliente em um provador /
vestiário virtual e ofereça um test drive virtual. Sobreponha informações
digitais ao mundo físico como móveis, roupas, sapatos, ou qualquer outra
informação para apoiar as vendas do produto.
Educação em
todos os níveis e áreas: a utilização de simulações para ensinar pessoas sobre
qualquer tipo de assunto, através de uma imersão que cria cenários em 3D
capazes de interagir com os alunos, possibilita um ensino melhor, já que
se aprende melhor vendo do que lendo.
Medicina: o
Conselho de Pesquisa Nacional Espanhola
conseguiu reduzir os efeitos do Parkinson em vários pacientes aplicando um
tratamento que usa RV.
Entretenimento:
os usuários podem entrar em uma cena em um videogame ou praticar esportes
radicais sem sair do sofá.
Mídia: o
jornalismo imersivo leva o usuário para os locais onde os eventos ocorrem com
transmissão ao vivo de vídeos em 360º.
Arquitetura:
a RV ajuda os arquitetos a prever e melhorar a utilização dos espaços bem como
para apresentar o projeto para seus clientes.
Cultura /
Arte: alguns museus e galerias oferecem serviços de visitas virtuais ou
experiências imersivas para ajudar entender a história e a cultura associada a
cada trabalho.
Preparação de
militares: a utilização de monitores (HDM) e tecnologias 3D, ajudam os
soldados
nas práticas de campos de batalha, etc.
O futuro
Temos um grande futuro pela frente. É uma industria que vai gerar bem estar, economizar recursos e tempo e vai ser uma grande fonte de geração de empregos e nascimentos de novos negócios através das Startups.Os dois vídeos a seguir mostram aplicações para a realidade estendida.
5 BEST
AUGMENTED REALITY TECH 2018:
What Next For
Augmented Reality | Unveiled:
Referências:
tecmundo | A
história da realidade virtual
Wikipédia | Realidade
virtual | what is extended reality
5 Types Of
Virtual Reality – Creating A Better Future | C S Sultan
Extended
Reality (XR) explained through the 5 + 1 senses | Reem Najjar
Best VR
headset in 2020 | Sherri L. Smith, Richard Priday
Challenges in
the VR/AR spectrum for reshaping the Retail & E-commerce landscapes |
Cauê Castellani
Cauê Castellani
Virtual
reality, the technology of the future | Iberdrola
The
difference between AR, VR, MR, XR and how to tell them apart | Jack Liu


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