Realidade Virtual | Realidade estendida



"Uma mente que é esticada por uma nova experiência
nunca pode voltar às suas antigas dimensões"
 Oliver Holmes, Jr.

Há milhares de anos o ser humano busca viver uma experiência diferente da sua realidade momentânea. Vamos ver alguns momentos da história.

Temos registros da utilização do teatro e da literatura como forma de expressar uma ideia para entretenimento público desde séculos antes de Cristo.


A primeira exibição de um filme de curta duração aconteceu no Salão Grand Café, em Paris, em 28 de dezembro de 1895, realizada pelos irmãos Lumière e desde então a indústria se aperfeiçoou com muitas tecnologias e efeitos para causar uma experiência cada vez mais realista.

Nestes exemplos a pessoa precisa fazer um esforço de imaginação para se transportar ao cenário do que ela está vendo, ouvindo ou lendo, exceto em algumas produções cinematográficas onde alguns recursos facilitam este transporte imaginário.

Em 1838 Charles Wheaststone criou os óculos estereoscópicos para se criar a ilusão de volume e imersão. Foi a primeira tentativa, de que se tem registro, de agir diretamente e fisicamente com o usuário para criar uma propensa realidade diferente.

Publicado em 1935, o conto de ficção científica "Os Óculos de Pigmalião", de Stanley Weinbaum, descreve um par de óculos que traz um mundo surreal que combina hologramas com sons e cheiros, como se fosse um projetor individual. Foi a primeira, e também mais precisa, descrição do que seria a realidade virtual.

Desde 1950, quando a Força Aérea Americana criou o primeiro simulador de voo, não parou de surgir uma novidade neste setor e aqui gostaria de citar o Sensorama inventado por Morton Heilig, em 1962, que era uma cabine que combinava filmes 3D, som estéreo, vibrações mecânicas, aromas e ar movimentado por ventiladores. Não era os Óculos de Pigmalião mas produziu tudo que foi imaginado em 1935.

Vamos agora dar um salto e chegar aos tempos atuais. O meu objetivo não era falar de toda a história de como chegamos à realidade virtual pois para isso teria que citar muito mais eventos. O meu objetivo era mostrar que o estágio atual foi movido pelo ímpeto da imaginação humana que deu inicio no século VI A.C..

A realidade virtual hoje está dentro de um contexto maior que é a realidade estendida. Vamos então conhecer o que compõe a realidade estendida, falar de cada tecnologia, acessórios, aplicações e o futuro.

Realidade estendida(XR) | Conceito

Realidade estendida é um termo que se refere a todos os ambientes reais, virtuais e interações homem-máquina gerados por tecnologia de computador e dispositivos vestíveis, em que o 'X' representa uma variável para qualquer tecnologia de computação espacial atual ou futura. O grande objetivo de reunir tantas interfaces em um único ambiente é proporcionar uma experiência por completo com relação aos 5 sentidos.

Realidade estendida | Espectro e definições

Realidade virtual(VR): refere-se à geração de um ambiente ou projeção virtual que cria uma experiência realista, mas que não existe na realidade. É uma experiência de imersão virtual na qual você pode observar, ouvir e interagir, mas não pode tocar. Esta imersão é obtida através de um monitor montado na cabeça - HMD, Head Mounted Display.

Realidade Aumentada (AR): sobrepõe informações digitais para o mundo físico (real) do usuário através de um aplicativo móvel ou aplicativo de rede social (atualmente, muitos filtros de AR são usados ​​no Facebook, Instagram e Snapchat).

Realidade Mista (MR): uma realidade híbrida que mescla os mundos real e virtual. Lá, objetos físicos e digitais coexistem e interagem. Requer monitor e fone de ouvido para experimentar.

Realidade estendida | Acessórios

Os acessórios são aqueles necessários para criar as experiências dos 5 sentidos: visão, audição, tato, cheiro e paladar.

Visão
 
Os monitores podem usar rastreamento rotacional ou posicional. A rotação limita o usuário a um ponto de vista e local, como em um vídeo em 360 °, enquanto a posição permite ao usuário percorrer mais livremente em uma simulação, criando uma experiência imersiva ainda mais profunda.

Existem várias opções de monitores e aplicativos, como por exemplo:
  • VR: Quest Oculus, Oculus Rift (fone de ouvido VR do Facebook), PlayStation VR da Sony, Oculus Go, HTC Vive, Valve Index, etc.
  • AR: Filtros do Pokémon Go e Snapchat
  • MR: Microsoft HoloLens, Magic Leap e o aplicativo Spectator View.

Audição

O áudio imersivo é uma versão 3D mais avançada do áudio. Da mesma forma que uma câmera de vídeo em 360° pode capturar uma experiência de todas as direções, o áudio em 360° fornece sons não lineares que imitam a maneira como ouvimos as coisas na vida real. Se você estiver em uma simulação de RV e uma banda estiver tocando à direita, ouvirá a música vindo dessa direção e, à medida que você se aproxima da banda, o volume aumenta como faria na realidade.

Tato

Embora você não possa realmente entrar em contato com objetos reais em uma experiência de XR, dispositivos portáteis, como luvas e roupas corporais, são usados ​​para simular a percepção do toque em ambientes virtuais.

Vamos ver exemplos nos vídeos:

Luvas HaptX 



Roupa corporal da Teslasuit  



Cheiro

A simulação de aromas é relativamente nova no espaço XR. Existem algumas empresas que se interessam por essa tecnologia, e a FeelReal é uma delas.

Vamos ver exemplo no vídeo: FeelReal’s multi-sensory mask 



Paladar

O paladar é um dos sentidos mais difíceis de recriar, pois é derivado de uma reação química na língua. Cientistas e empreendedores estão correndo para imitar esse sentido no espaço XR. Enquanto ainda está na fase de experimentação, a eletroterapia pode ser usada para conseguir isso. Existe potencial para colocar eletrodos na língua para simular a percepção do sabor. Os cientistas podem manipular o aquecimento e o resfriamento para conseguir isso, ou até a estimulação elétrica dos músculos para criar a percepção de dureza ou mastigação.

Vamos ver exemplo no vídeo: Now You Can Taste And Chew In Virtual Reality  

 



Realidade estendida | Aplicações

Inicialmente as aplicações estavam mais voltadas para games e entretenimento e este mercado vai continuar forte mas, já há alguns anos temos tido cada vez mais aplicações para outros segmentos do mercado. A realidade virtual, aumentada e mista já é uma realidade comercial e está atraindo muitos investimentos em toda a cadeia de produção, porque estas tecnologias:
  • Reduzem os custos de marketing;
  • Reduzem devoluções de produtos por erros na compra;
  • Oferecem dados e análises eficientes;
  • Aumentam as conversões de vendas.
  • Estabelecem um forte reconhecimento da marca, etc.
Além destes aspectos mercadológicos, elas proporcionam muitos outros ganhos como veremos a seguir. 

Na industria em geral: a realidade mista permite que os engenheiros e projetistas tenham uma maior visualização do seu projeto antes dele ser produzido. Essa tecnologia cria modelos 3D virtuais para que haja um melhor planejamento, permitindo uma melhor compreensão sobre o produto e seus componentes. Tais vantagens podem evitar que o produto seja montado com alguma falha, economizando, assim, tempo e dinheiro.

Trabalho remoto: as tecnologias permitem que trabalhadores executem suas funções de forma remota, podendo se comunicar e interagir com funcionários de diferentes locais no mundo. Isso garante trabalhadores mais flexíveis e produtivos, já qu,e com maior autonomia em relação ao local e ao horário de trabalho, eles são mais eficientes.

Oferecendo experiência de compra em qualquer lugar: mergulhe o cliente em um provador / vestiário virtual e ofereça um test drive virtual. Sobreponha informações digitais ao mundo físico como móveis, roupas, sapatos, ou qualquer outra informação para apoiar as vendas do produto.

Educação em todos os níveis e áreas: a utilização de simulações para ensinar pessoas sobre qualquer tipo de assunto, através de uma imersão que cria cenários em 3D capazes de interagir com os alunos, possibilita um ensino melhor, já  que se aprende melhor vendo do que lendo.

Medicina: o Conselho de  Pesquisa Nacional Espanhola conseguiu reduzir os efeitos do Parkinson em vários pacientes aplicando um tratamento que usa RV.
Entretenimento: os usuários podem entrar em uma cena em um videogame ou praticar esportes radicais sem sair do sofá.

Mídia: o jornalismo imersivo leva o usuário para os locais onde os eventos ocorrem com transmissão ao vivo de vídeos em 360º.

Arquitetura: a RV ajuda os arquitetos a prever e melhorar a utilização dos espaços bem como para apresentar o projeto para seus clientes.

Cultura / Arte: alguns museus e galerias oferecem serviços de visitas virtuais ou experiências imersivas para ajudar entender a história e a cultura associada a cada trabalho.

Preparação de militares: a utilização de monitores (HDM) e tecnologias 3D, ajudam os 
soldados nas práticas de campos de batalha, etc.

O futuro

Temos um grande futuro pela frente. É uma industria que vai gerar bem estar, economizar recursos e tempo e vai ser uma grande fonte de geração de empregos e nascimentos de novos negócios através das Startups.


Os dois vídeos a seguir mostram aplicações para a realidade estendida.

5 BEST AUGMENTED REALITY TECH 2018: 


What Next For Augmented Reality | Unveiled: 


Consulte e veja mais vídeos sobre Realidade Virtual e outros temas na Página Vídeos recomendados.

Referências:

tecmundo | A história da realidade virtual

Wikipédia | Realidade virtual | what is extended reality

5 Types Of Virtual Reality – Creating A Better Future | C S Sultan 

Extended Reality (XR) explained through the 5 + 1 senses | Reem Najjar

Best VR headset in 2020 | Sherri L. Smith, Richard Priday 

Challenges in the VR/AR spectrum for reshaping the Retail & E-commerce landscapes | 
Cauê Castellani

Virtual reality, the technology of the future | Iberdrola

The difference between AR, VR, MR, XR and how to tell them apart | Jack Liu

Faça o seu comentário

Deixe seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem