Blockchain e suas aplicações



"Em dez anos, os bancos serão instituições irreconhecíveis 
comparadas aos bancos de hoje." Don Tapscott

O objetivo deste post é falar sobre as aplicações do blockchain porém, antes de entrar neste detalhe vou em poucas palavras contextualizar o blockchain.

O Blockchain é um livro razão compartilhado e imutável para registrar transações, rastrear ativos e criar confiança.

Imutável porque funciona como uma rede de blocos virtuais interligados entre si onde cada bloco tem conteúdo com alto nível de criptografia juntamente com uma impressão digital própria que é chamada de Hash. Cada bloco além da sua própria impressão digital carrega a impressão digital do bloco anterior, e assim por diante.

Compartilhado porque várias pessoas podem participar da rede e cada uma monitora o que a outra está fazendo e quando tudo está certo o bloco é autenticado e o próximo passo pode ser dado.

O blockchain foi criado para dar suporte ao bitcoin - que foi a primeira criptomoeda criada em 2008. A criptomoeda é um moeda virtual que não segue as regras bancarias como conhecemos para as moedas de lastro físico tipo Real e Dólar mas, mas pode ser utilizada para fazer transações financeiras como compras e pagamentos. Depois do Bitcoin surgiram outras criptomoedas como por exemplo: Ethereum, Ripple (XRP), Litecoin, Bitcoin Cash, EOS, Binance Coin, etc. Este movimento continuou e hoje temos muitas  criptomoedas espalhadas pelo mundo, fala-se em milhares. Só o Brasil tem mais de 20 como por exemplo: Blood Donation Coin, MartexCoin, CriptoReal, Lunes, ZCore, Niobio Cash e Niobium Coin, etc. e o Facebook está criando a sua conta e outras grandes empresas estão no mesmo caminho

Este processo de suporte às transações em criptomoedas vai continuar mas, há algum tempo tem-se usado a filosofia do blockchain para outras finalidades como para armazenar documentos históricos, acordos, tratados, patentes, produções intelectuais e artísticas, material jornalístico, artigos especiais, legislação e registros de propriedade como escrituras de compra e venda de imóveis. Vamos ver algumas aplicações com mais detalhes.

Aplicações

O blockchain é uma tecnologia já madura mas muitas aplicações possíveis que veremos ainda estão, usando uma linguagem figurada, no jardim da infância. Espera-se que nos próximos 10 anos esta tecnologia entrará em muitos aspectos da nossa rotina.

Gestão da cadeia de abastecimento

Rastreamento de mercadorias em tempo real, enquanto elas se movem e trocam de mãos em toda a cadeia de suprimentos, sem a burocracia do papel. Além deste aspecto logístico poderíamos acompanhar a qualidade dos movimentos no transporte verificando se nestas etapas o produto foi acondicionado conforme as especificações requeridas.  

Em uma outra perspectiva, uma das principais reclamações no setor de transporte marítimo é a falta de comunicação e transparência devido ao grande número de empresas de logística que ocupam o espaço. De acordo com um estudo conjunto da Accenture e da gigante da logística DHL, existem mais de 500.000 empresas de transporte somente nos EUA, causando problemas de silenciamento de dados e transparência. O relatório continua dizendo que o blockchain pode resolver muitos dos problemas que afetam a logística e o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Ao reconhecer as fontes de dados, a blockchain pode construir uma maior confiança dentro da indústria. A tecnologia também pode tornar o processo de logística mais enxuto e automatizado, economizando potencialmente bilhões de dólares por ano para o setor. O Blockchain não é apenas seguro, mas uma solução econômica para o setor de logística.

Segurança alimentar

Você poderia acompanhar a qualidade do produto desde o plantio até o consumo, verificando os cuidados tomados na manutenção da lavoura, coleta, armazenagem e transporte.

Registros médicos

Os dispositivos médicos conectados poderão armazenar os dados gerados em uma blockchain de assistência médica e anexá-los aos registros médicos de um paciente. O paciente, que possui a chave para acessar esses registros digitais, controlaria quem poderia acessar esses dados, resguardando sua privacidade.

Economia compartilhada

A economia compartilhada é um dos segmentos de negócios que mais cresce no mundo. Dois exemplos são o AirBnb e o Uber. As casas ou quartos para alugar, bem como os carros para mobilidade poderiam estar numa base de dados de blockchain. Através de um contrato inteligente o usuário poderia negociar diretamente com o fornecedor o serviço desejado, sem nenhum intermediário. Haveria certeza da qualidade do serviço pois os mesmos são autenticados e o pagamento ao fornecedor também garantido pelo processo. Na verdade as estruturas do AirBnb e Uber tal como conhecemos não seriam necessárias com o uso do blockchain.

Direitos autorais

Existem muitas pessoas na economia que criam valor, mas não são compensadas por isso. A indústria da música é um grande exemplo. A internet de informação quebrou os regimes de propriedade intelectual, porque não existia uma internet de valor para proteger esse bem. Mas e se tivermos a indústria da música baseada em Blockchain? Com o blockchain, essas leis de direitos autorais seriam aprimoradas consideravelmente para downloads de conteúdo digital, garantindo que o artista ou criador do conteúdo que está sendo comprado receba sua parte justa.

Gerenciando redes da Internet das Coisas

Teremos mais de 20 bilhões de dispositivos conectados à internet até 2024. Será um tráfego imenso de informações e uma grande parte delas de caráter confidencial. Por exemplo, a sua despensa ou geladeira poderá entrar em contato com um supermercado fazer uma compra e programar a entrega e por aí vai. Como seria feito controle seguro destas informações? A blockchain se apresentará como uma alternativa para isso.

Serviços financeiros mais simples

Hoje os serviços financeiros são muito complicados. Você passa seu cartão numa loja e uma série de mensagens é enviada para diversas empresas diferentes, cada uma com seu próprio sistema computacional, e dias depois a mensagem volta com a liquidação da conta. Mas se isso fosse baseado em blockchain, não precisaria de todo esse tempo e burocracia. Seria apenas uma mudança simples no registro, sem necessidade de partes e empresas para avaliar o risco da transação, sem custo para cada ação e sem demora no processo.

Identidades virtuais

Os dados são os ativos da nova era. O problema é que nós produzimos os dados, mas empresas como o Facebook são os reais donos dessas informações. Nós temos acesso apenas a uma pequena parte destes dados e não podemos usá-los a nosso favor.
Com a Blockchain podemos criar identidades dentro da cadeia, como avatares virtuais que guardem todas nossas informações da vida digital. A identidade em blockchain poderia registrar absolutamente todos os dados, desde suas transações financeiras até informações de saúde ou educação. Seria privado, seguro e você seria o real dono de suas informações, podendo usá-las da forma que desejar.

Programas de recompensas de fidelidade no varejo

O blockchain poderia revolucionar ainda mais a experiência do varejo, tornando-se o principal alvo de recompensas de lealdade. Criando um sistema baseado em token que recompensa os consumidores e armazenando esses tokens em uma blockchain, isso incentivaria os consumidores a retornar a uma determinada loja ou rede para fazer suas compras. Também eliminaria a fraude e o desperdício comumente associados aos programas de recompensa de fidelidade em papel e cartão.

Uso no governo

A tecnologia  blockchain pode ser usada para proteger documentos do governo, e também para melhorar a eficiência burocrática, a prestação de contas e reduzir os encargos financeiros maciços. O blockchain tem o potencial de cortar milhões de horas de burocracia todos os anos e atribuir responsabilidades aos funcionários públicos por meio de contratos inteligentes.

Votação digital

A votação baseada em blockchain pode melhorar o envolvimento cívico, fornecendo um nível de segurança e incorruptibilidade que permite que a votação seja feita em dispositivos móveis. Combina a facilidade do voto digital com a imutabilidade.

Imóveis, terrenos e transferências automáticas de títulos

Um dos principais objetivos da blockchain é retirar o papel da equação, já que as trilhas de papel costumam ser uma fonte de confusão. Se você estiver comprando ou vendendo terrenos, casas ou carros, precisará transferir ou receber um título. Em vez de lidar com isso no papel, a blockchain pode armazenar títulos em sua rede, permitindo uma visão transparente dessa transferência, além de apresentar uma imagem clara da propriedade legal.

Rastreamento de armas

Um dos tópicos importantes de qualquer rede de notícias no momento é o controle de armas e ou a responsabilidade por armas. O blockchain pode criar uma rede de registros transparente e imutável, que permita às autoridades policiais e ao governo federal rastrear a propriedade das armas, além de manter um registro das armas vendidas em particular.

Testamentos ou heranças

Em vez de criar um testamento em papel, as pessoas podem ter a opção de criar e armazenar seu testamento digital em uma rede blockchain. Quando usados ​​com contratos inteligentes, podem dividir heranças com base em critérios pré estabelecidos como, quando um neto atingir uma certa idade ele terá direito a alguma coisa. As vontades no testamento devem se tornar claras e juridicamente vinculativas, não deixando dúvidas sobre quem deve receber quais ativos quando você morrer.

Negociação de ações

Em algum momento, o blockchain poderia rivalizar ou substituir as atuais plataformas de negociação de ações para comprar ou vender ações. Como as redes de blockchain validam e liquidam transações tão rapidamente, isso pode eliminar o tempo de espera que os investidores tem que aguardar para ter acesso a seus fundos quando vendem ações.

Rastreando medicamentos controlados

O blockchain pode ser um meio de rastrear de forma transparente os medicamentos prescritos. Em um mundo em que o retorno da prescrição ocorre e os medicamentos falsificados são reais, o blockchain oferece aos fabricantes de medicamentos a capacidade de rastrear seus produtos com base em números de série e ou lote, para garantir que os consumidores estejam obtendo a quantidade real quando compram remédios na  farmácia.

Informações de publicidade

A plataforma rastreia, armazena e gera relatórios sobre a atividade do cliente, salvando todos os dados em uma blockchain privada. Os relatórios de público alvo e o monitoramento de dados em tempo real oferecem aos anunciantes informações sobre seus clientes sem comprometer a privacidade dos dados.

Pagamentos internacionais

Ao eliminar a burocracia, tornar os sistemas de contabilidade em tempo real e reduzir as taxas de terceiros, o blockchain pode economizar entre os maiores bancos entre US $ 8 e US $ 12 bilhões por ano, de acordo com um artigo recente da ComputerWorld.

Conclusão

O portfólio de aplicações não tem fim. Podemos esperar muitas mudanças nos negócios pois as vantagens são imensas no que diz respeito a redução de tempo, redução de custo, eliminação de burocracia e sobretudo com relação à segurança e veracidade dos dados. Ao mesmo tempo será uma área de preocupação pois irá eliminar muitas posições de trabalho. Além disso, criar esta grande rede de blocos não será fácil pois precisa de consenso e os operadores dos velhos paradigmas e governos podem criar obstáculos.

Na minha opinião é preferível embarcar na onda, influenciar positivamente, identificar as áreas com eliminação de empregos e dar novos encaminhamentos do que ser surpreendido de forma disruptiva

Assista aos vídeos vídeos:

O que é blockchain?

Blockchain é a aplicação de um conjunto de tecnologias que garantem o registro imutável de transações e informações. Por Lucas Pinsdorf



O que é o blockchain e por que seu potencial é bem maior que apenas o Bitcoin 

Quem acompanha as notícias sobre o Bitcoin sem freio e criptomoedas em geral já deve ter ouvido falar de blockchain. Esse é o sistema utilizado para verificar as transações do Bitcoin e de algumas outras moedas, mas o que significa exatamente dizer isso? Na verdade, o blockchain é algo muito maior e com muito mais potencial do que apenas verificar transações de moedas virtuais, então vamos tentar explicar um pouco melhor como o sistema funciona neste artigo e vídeo. Por Shai Rubin




Consulte e veja mais vídeos sobre Blockchain e outros temas na Página Vídeos recomendados

Referências:

Blockchain I Wikipédia

Blockchain | Business Insider Intelligence 2 de março de 2020

Blockchain além da Bitcoin: 8 aplicações inovadoras |  Stephanie Kohn

Blockchain: entenda o que é e quais são as principais aplicações | Maria Eduarda Cury

O que é blockchain? Jean Prado em tecnoblog

O que é criptomoeda e como funciona | Lorenzo Frazzon

20 Real-World Uses for Blockchain Technology | Sean Williams

25 blockchain applications & real-world use cases disrupting the status quo | Sam Daley







Faça o seu comentário

Deixe seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem