Internet das Coisas


A Internet das Coisas,  podemos também dizer internet de tudo, será um divisor de águas absoluto. Grandes evoluções pelo emprego de nanotecnologia nas industrias de sensores e RFID (identificação por rádio frequência), bem como a chegada das Rede, 5G, irão permitir que quase todos os dispositivos e objetos pessoais estejam conectados à Internet e também, muitas vezes, diretamente entre si.

Estamos falando de conectar,hospitais, escolas, rodovias, semáforos, sinalizações eletrônicas de trânsito,  iluminação pública, lixeiras, linhas de água, energia e gás. Todos poderão enviar atualizações de serviços e condições de funcionamento em tempo real.

Estamos falando de conectar sistemas capazes de detectar desastres antes de ocorrerem.

Estamos falando de sistemas capazes de monitorar a poluição do ar e verificar o bem-estar do solo de nossas fazendas.

Nosso próprio corpo, através de adesivos, sensores na pele e internos nos conectarão diretamente a nossos médicos, hospitais e farmácias.

As casas terão seus equipamentos e funcionalidades conectados e tudo poderá ser monitorado e acionado à distância.

Os edifícios poderão monitorizar automaticamente componentes para detectar o desgaste e programar ações preventivas ou corretivas.

 As fábricas anteciparão quando as suas máquinas - ou, mais precisamente, os seus robôs - vão quebrar e agirem proativamente.

A lista poderá ser enriquecida diariamente mas, o certo é que podemos antever o grande fluxo de dados em trânsito e hospedados em uma nuvem gigante. Estas informações além das ações imediatas que serão tomadas, serão analisadas por inteligência artificial para se descobrir novas maneiras de fazer as coisas aumentando a eficiência e retornarão às origens com estas melhorias.

Neste contexto contínuo de aprendizado com as informações recebidas estaremos criando uma nova inteligência com influência global.

Não existe grandes avançados sem o contraponto da preocupação. Toda esta massa de informações de tudo e de todos será controlada por quem? Ainda que a liberdade seja o motor das grandes melhorias, surge novamente preocupações com as questões éticas e de segurança no gerenciamento dos dados. A antecipação de como deva ser a administração desde grande celebro digital é prematura. Serão descobertas que ocorrerão no compasso dos avanços tecnológicos.

Veja os dois vídeos a seguir.









Consulte e veja mais vídeos sobre a Internet das Coisas e outros temas na Página de Videos recomendados.

Referências:

A internet das coisas, além do que imaginamos atualmente | Ashkan Fardost | TEDxÖstersund

Dez aplicações possíveis de Internet das Coisas em PMEs | Stephan Romeder

Faça o seu comentário

Deixe seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem