
"O desenvolvimento da inteligência artificial total poderia significar o fim da raça humana."Stephen Hawking
Stephen Hawking talvez tenha sido a personalidade mais importante do mundo a ter tido uma convivência tão intima com a Inteligência Artificial - IA. Em função do seu sério problema, o seu meio de comunicação com o mundo era um sintetizador e com o agravamento da doença teve que ser substituído por um sistema que usava IA. Ele deve ter enxergado sua potencialidade para o bem e pelo mau. O seu comentário trás um viés para o lado de ameaça mas creio que no fundo ele queria fazer um alerta para o rumo certo a ser tomado agora pelos empreendedores e desenvolvedores pois em se avançando muito o retorno seria irreversível. Vamos então ver os dois lados.
A industria envolvendo IA será a maior fonte geradora de
riquezas nas próximas décadas.
Inteligência Artificial , é um conceito amplo que está relacionado à capacidade das máquinas de terem o poder de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir de forma racional e inteligente, similares aos seres humanos.
Várias tecnologias são empregadas para o desenvolvimento da Inteligência
Artificial - IA tais como, machine learning, processamento de linguagem
natural, redes neurais, algoritmos de inferência e deep learning.
A Inteligência Aumentada
tem como base sistemas com tecnologia cognitiva que apoia o ser humano
em seus planejamentos e análises.
A diferença pode parecer pequena, mas as aplicações desses
conceitos funcionam de forma bastante distinta. A Inteligência Artificial é um
sistema que reproduz a cognição humana e funciona de forma autônoma, já a
Inteligência Aumentada tem tecnologia cognitiva mas não é autônoma.
Aplicações:
- Fornecimento de informações: suporte aos vários tipos de profissionais que necessitam que uma massa muita grande de informações seja previamente analisada para que eles possam tomar decisões sobre as próximas etapas.
- Na medicina: sistemas utilizando a realidade aumentada para permitir aos estudantes de medicina estudarem a anatomia do corpo humano e aos cirurgiões analisarem, projetarem e simularem antecipadamente os procedimentos de cirurgia complexas. Auxiliar os médicos no diagnóstico bem como na monitoração dos pacientes. O Watson da IBM é um exemplo disto.
- Na robotização: os robôs ganham grande impulso no leque de funcionalidades e aplicações com a aderência da IA na sua constituição.
- Como assistente pessoal: ajuda a resolver tarefas simples na rotina da empresa: os funcionários podem, por exemplo, consultar rapidamente as tarefas do dia, a programação de reuniões, o calendário de viagens e até saber quanto tempo vão demorar no deslocamento na ida e volta do trabalho ou na visita a um cliente, entre outros.
- Em Chatbots: para responder aos requerimentos e perguntas dos clientes. Eles simulam a voz de um ser humano na conversação com as pessoas para dar a impressão a quem ligou que de fato está falando com uma pessoa. Consultam o banco de dados e tentam dar uma resposta satisfatória, se não é possível encaminham ao atendente adequado.
- Na Gestão: a inteligência artificial ajudará as empresas a conectarem todas as suas informações e comunicações. Isso favorecerá a tomada de decisão baseada nos pontos críticos e na solução de problemas. Além disso, ajudará a identificar quais colaboradores mais contribuem para os resultados da organização.
- Na Agricultura²: previsões de clima e análise de tipos de sementes e solos permitem que máquinas autônomas administrem quase todo o processo de plantio e colheita automaticamente.
- Transporte e mobilidade²: carros autônomos estão quase prontos para deixar suas pistas de percurso experimentais e ganhar as ruas.
- Manufatura²: à medida que a Inteligência Artificial se desenvolve e aprende, ela deverá atuar em mais áreas dentro da manufatura.
São só alguns exemplos de aplicações.
Atualmente existem vários dilemas sobre a autonomia total
aplicada em dispositivos com IA, preocupando personalidades do mundo dos
negócios e da ciência tais como: Eslon Musk, Bill Gates, cientistas fellows da
IBM, Andrew Ng do Brain Project do Google e Stephen Hawking, antes da sua
morte, etc. Estes dilemas englobam questões morais, éticas, tecnológicas e de
responsabilidade. No caso de um acidente ou mau uso quem será o responsável.
Temos um longo caminho de debate.
Vou citar dois caminhos, dentre vários outros, que poderão ocorrer no futuro:
1- Marcelo Rezende argumenta que o ser humano é – e sempre será
– essencial para tomar decisões. As máquinas não serão capazes de captar e
interpretar todas as nuances das nossas relações, ou mesmo ter algo próximo à
inexplicável intuição. Isso é inerente da nossa espécie. Então, devemos
investir de imediato em Inteligência Aumentada, até que saibamos como mitigar
os riscos da Inteligência Artificial e transformá-la em algo que não sairá do
controle.
2- Michio KaKu acredita que a curto prazo a IA não será nociva e criará novas indústrias de trabalho e posições de emprego mas no médio e longo prazo haverá um ponto de inflexão onde os dispositivos ou sistemas com IA começarão a ganhar auto consciência e assim de fato tomar rumos que seriam prejudiciais à humanidade.
2- Michio KaKu acredita que a curto prazo a IA não será nociva e criará novas indústrias de trabalho e posições de emprego mas no médio e longo prazo haverá um ponto de inflexão onde os dispositivos ou sistemas com IA começarão a ganhar auto consciência e assim de fato tomar rumos que seriam prejudiciais à humanidade.
Ameaças
Vamos ver algumas ameaças de dispositivos - robôs e sistemas
- com IA, apontadas em um artigo de
Jéssica Maes¹.
- Eles estão aprendendo a enganar e trapacear: estamos ensinando robôs a fazerem isto no Georgia Institute of Technology, com objetivos militares inicialmente
- Eles estão começando a assumir nossos trabalhos: vários especialistas estão preocupados que os avanços na inteligência artificial e na automação poderiam resultar em muitas pessoas perdendo seus empregos para robôs.
- Elas estão começando a ficar mais inteligentes que hackers humanos: cientistas estão desenvolvendo sistemas de hacking com inteligência artificial altamente inteligentes para lutar contra “maus hackers”. Embora seja com este propósito, os cientistas reconhecem que, em mãos erradas, os seus sistemas de hacking superinteligentes poderiam desencadear o caos e a destruição.
- Elas estão começando a entender o nosso comportamento: toda vez que acessamos o Facebook ou Google estamos interagindo com IA que estão estudando o nosso comportamento.
- Robôs com IA vão em breve serem nossos amantes: em 2025, muitos ricos terão acesso a alguma forma de robôs sexuais artificialmente inteligentes. Em 2030, as pessoas comuns vão se envolver em algum tipo de sexo virtual da mesma maneira como as pessoas casualmente assistem filmes pornô hoje. Em 2035, muitas pessoas terão brinquedos sexuais “que interagem com o sexo de realidade virtual”. Finalmente, em 2050, o sexo humano com robôs vai se tornar a norma. Claro, existem pessoas que são contra os robôs sexuais artificialmente inteligentes. Uma delas é a Dra. Kathleen Richardson, da Universidade de Montfort, no Reino Unido, especialista em ética na robótica. Ela acredita que os encontros sexuais com máquinas irão criar expectativas irreais e incentivar o comportamento misógino em relação às mulheres. Não é um cenário muito difícil de se imaginar.
- Eles estão começando a ficar muito semelhantes aos humanos: especialistas do grupo East Asia da Microsoft criaram um programa (software) de inteligência artificial que pode “sentir” as emoções e falar com as pessoas de uma forma mais natural e “humana”. Chamado Xiaoice, esta IA “responde a perguntas como uma menina de 17 anos de idade”. Se ela não sabe o tema, pode mentir. Se é pega, pode ficar com raiva ou vergonha. Xiaoice também pode ser sarcástica, malvada e impaciente, qualidades com as quais todos podemos nos relacionar. Segundo a Microsoft, Xiaoice já “entrou em uma autoaprendizagem e em um loop de autocrescimento e só vai ficar melhor”. Quem sabe, Xiaoice poderia ser a avó da Skynet.
- Eles vão invadir nossos cérebros: nanobots serão implantados em nossos cérebros e nos permitirão ter uma gama de conhecimento sem limites em qualquer idioma. Facilitariam no aprendizado de idiomas, receberíamos e-mails e teríamos nossa memória aumentada, etc. É o que prevê Ray Kurzweil.
- Eles estão começando a ser usados como armas: poderão ser robôs soldados ou softwares para cyberwar. Estamos agora no início da terceira revolução armamentística, e quem vencer vai se tornar a nação mais poderosa do mundo e talvez o grande catalisador da extinção humana.
- Eles estão começando a aprender o que é certo e o que é errado: em uma tentativa de impedir a rebelião das máquinas, os cientistas estão desenvolvendo novos métodos que permitam às máquinas discernir o certo do errado.
Eu tenho uma visão muito otimista a respeito da IA e de
outras tecnologias. O ser humano desde os primórdios convive com oportunidades
e riscos, fortalezas e ameaças. Temos histórias más para contar mas, chegamos
até aqui pelas coisas boas que fizemos.
A humanidade tem muitas carências que necessitam de nossa atuação. O futuro não é um mero acaso. Ele começa a ser construído agora, com o nosso melhor.
A humanidade tem muitas carências que necessitam de nossa atuação. O futuro não é um mero acaso. Ele começa a ser construído agora, com o nosso melhor.
Recomendo os vídeos abaixo. São vídeos longos mas imperdíveis.
Inteligência Artificial - IBM | Discovery Brasil, mostra como a inteligência artificial está trocando a
maneira como vemos o mundo.
The Rise of AI | Neste episódio inovador de "Hello World", a
história da ascensão da IA é contada em detalhes pela primeira vez, enquanto o jornalista Ashlee Vance se dirige para o inesperado local de nascimento da
tecnologia, o Canadá.
Consulte e veja mais vídeos sobre a Inteligência Artificial e outros temas na Página de Videos Recomendados.
Referências:
1- 10 incríveis e aterrorizantes avanços na inteligência artificial | Jéssica Maes
2- Inteligência em ação - seis aplicações | SAP Brasil
3- A inteligência artificial pode ser uma ameaça? | Mariana Lima
3- A inteligência artificial pode ser uma ameaça? | Mariana Lima
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.