2030 negócios de assinatura serão o futuro

 


Segundo Satya Nadella, CEO da Microsoft, o foco do consumidor está mudando de aquisição para utilização. 

Não é um modismo, é um modelo de negócio que existe há algum tempo e que se intensifica em função transformação tecnológica, influência das gerações mais novas, valorização do foco no consumidor e seus requerimentos de personalização etc.  

Esta mudança de comportamento exigirá que as empresas fornecedoras de produtos e serviços mudem seus modelos de negócios e é importante ressaltar que os consumidores que estão mudando os seus focos não são apenas as pessoas físicas (B2C), as empresas (B2B) também estão embarcando nesta nova tendência. 

As conhecidas assinaturas de jornais, de revistas, de grades de TV a cabo, de streaming de filmes e músicas, de vinhos, de academia, ganham novos aliados de consumo rotineiro ou recorrente como: 

·         Assinaturas para entrega de alimentos para a família, de rações para animais, de medicamentos de uso contínuo. 

·         Assinaturas de uso de softwares, aplicativos, infraestrutura de TI. 

·         Assinaturas de mobilidade de transportes. As novas gerações não são apegadas às propriedades e o adensamento urbano cria muitas alternativas de mobilidades. As assinaturas permitem o pagamento pelas horas uso, incluindo manutenção, seguro e acesso a diferentes modelos de carros, patinetes, motos, bicicletas etc., e o usuário não precisa se preocupar com estacionamentos. 

Ainda na questão da mobilidade, o modelo de assinatura já avança sobre as viagens aéreas com redução de custos e do tempo por viagem através de uma oferta de serviços altamente personalizada. 

·         Assinaturas para aconselhamentos em: saúde, preparação física, bem-estar, nutrição, moda e vestuário, vocação e finanças; 

·         Assinaturas para educação e desenvolvimento profissional. A educação e desenvolvimento profissional estão extremamente ligados. Um profissional terá que fazer muitas atualizações ao longo da sua vida e a educação online é a alternativa e neste sentido surge um rico mercado de assinaturas. 

·         Assinaturas de uma variedade de jogos também estão em alta em função da entrada do 5G e de outras tecnologias digitais. 

·         envolvendo limpeza, jardinagem, reparos elétricos e hidráulicos, substituição de equipamentos, montagem de móveis etc., é um outro mercado promissor.  

As ofertas não se encerrarão, pois, as experiencias vividas levarão a uma inovação constante. 

A mudança não é simples para as empresas 

Desenvolver uma assinatura e deixar de receber grandes valores de uma vez para receber valores mensais precisa de muito envolvimento da organização, marketing junto aos clientes e o mercado, planejamento financeiro e contábil. No princípio as receitas não cobrem os custos, mas a estratégia correta viabiliza a mudança. 

 


Exemplos de empresas que estão aderindo 

A Adobe que estava sofrendo problemas com seu modelo de negócio, criou o serviço de assinatura com uma bela estratégia de sustentação e superou os anos de transição. Este exemplo estimulou grandes empresas como Microsoft, Autodesk, Splunk e Cisco a criarem suas assinaturas e igualmente superaram a transição. A Apple também já iniciou o seu processo de entrar no mercado de assinaturas com o Apple one, pacote que inclui: Apple Music, Apple News, Apple TV +, Apple Arcade, iCloud e muitos mais. 

As montadoras automobilísticas também já criaram e operam seus negócios de assinaturas. Com a gradual substituição da frota atual por carros elétricos e autônomos, o mercado de mobilidade bem como toda a cadeia que o envolve sofrerão uma grande revolução. 

Conclusão 

Creio que as propriedades e a vontade de as ter não serão eliminadas, mas viveremos uma realidade de oferta de serviços oferecendo muito valor. Sim, não bastará simplesmente criar uma assinatura, o serviço ofertado terá que ter significado e o cliente perceber que ele pagou exatamente pelo que usou.

Vídeos

 2030 Negócios de assinaturas serão o futuro | Carlos Pimenta https://youtu.be/JtULglpMTwA

Consulte e veja mais vídeos de outros temas em vídeos recomendados.

Referências 

How Does the Future Look for Subscription Businesses? | Dyfed Wallis  

Focus: Subscription Economy - The Future of Business Models | Rensi Widjaja 

7 setores surpreendentes que buscam modelos de negócios de assinatura | CBInsights

 

 

 

 

Faça o seu comentário

Deixe seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem